terça-feira, 6 de março de 2012

Eu Tive Cancer, Mas ele Não me Teve... Por Maicon Leite

Devido ao aumento de visitações no meu blog, o que me deixa muito feliz, tenho recebido alguns e-mail's com duvidas sobre o tratamento e afins.
Hoje venho trazendo o depoimento de um amigo virtual, Maicon, um jovem rapaz, de Blumenau, SC, 29 anos e esta em fase de recuperação pos transplante de Medula ossea. Hoje com 8 meses apos seu TMO já voltou a trabalhar e segue sua rotina normalmente.



Nosso protagonista é Maicon Leite. A dúvida antes do diagnóstico de que poderia ter contraído HIV foi uma das preocupações do jovem rapaz, até que foi surpreendido com a confirmação do câncer. Afastou-se da faculdade para tratamento, retornou no semestre seguinte, poucos colegas de classe sabiam, amigos mais chegados apenas e, quando a revelação foi feita, Maicon relembra que a admiração, curiosidade e receio se estamparam em todos. Muita determinação e coragem, mas vacilos vez ou outra acompanharam a trajetória do tratamento de Maicon. Perdeu um colega de quarto de hospital, presenciou cenas boas e chocantes, fez amizade com as enfermeiras, as quais ele chamava de “anjos”. E apesar das sessões de quimioterapia, a doença mostrava-se ainda presente. “Mais uma vez bateu a tristeza em mim. Mas eu queria viver, sair com os amigos, namorar etc. E isso me dava forças pra lutar sempre”.
Maicon conta que a comunidade (Linfoma -Brasil{Orkut}) o ajudou muito com a troca de experiências e conhecimento, principalmente acerca do transplante de medula a que iria se submeter.

Ele comenta que passou por situações ruins sim, que o medo, ea angustia estiveram presentes algumas vezes, mas que existiam pessoas esperando por ele. “Esperando para que eu voltasse para casa curado e sorrindo novamente. E claro, eu tinha planos, metas, sonhos a realizar e esses me davam muita força pra eu superar e suportar tudo, pois eu sabia que depois, seria maravilhoso concretizá-lo se voltar a viver. Os dias se passaram e a tristeza já não tomava mais forças em mim”.

Compartilhando o momento que ele considera ser o mais feliz da vida dele, ele escreve em depoimento no trecho transcrito abaixo:
“A médica chegou e me disse: Então Maicon, queres ir pra casa?”
Nossa, eu não sabia se ria ou se chorava, se pulava, não sei. Só sei que era o dia mais feliz da minha vida. O dia em que pude provar para mim mesmo que sou capaz, que tenho forças para lutar contra tudo e contra todos, e que Deus está e sempre esteve do meu lado, sempre esteve me confortando e me abençoando.

Quero dizer que o meu tratamento, além de medicações e internação, foi um aprendizado, uma escola da vida. Fiz muitas amizades, ri muito, chorei, brinquei, tive meus dias de sofrimento, mas não se compara à força, à fé e acima de tudo à vontade de vencer, de viver.
Quero poder ajudar, nem que seja só com palavras, mas para transmitir o que eu senti e o que me fez bem durante esse período. Quero poder mostrar que na vida temos duas escolhas a fazer: ou lutamos para acabar com a doença ou deixamos que ela nos tenha e acabe com a gente. Eu optei pela primeira. Ter a doença, assumi-la, e com fé e força, acabar com ela.


Tem uma frase que fiz questão de colocar no meu convite de formatura da faculdade que é a seguinte: ‘não são de grandes gestos que saem as grandes conquistas, mas de pequenos passos que saem as grandes vitórias’. E é isso que estou vivendo, de pequenos passos. Tratando-me. Não é fácil, tampouco rápido. Mas depois da tempestade, vem a calmaria.

Hoje sei que aprendi muita coisa. Vejo a vida, as pessoas de outra forma. Aprendi a ouvir mais, perdoar mais, ajudar mais e acima de tudo, viver mais”.
Ele completa sua história com a conhecida frase popular e que foi de grande verdade para ele: “Deus não dá a cruz mais forte do que possamos suportar”. E conclui: “Eu tive o câncer, mas ele não me teve”.


Esse depoimento, foi dado para uma revista chamada: Revista Toque da Ciência!

Bom Maicon é um bom exemplo que com fé, esperança e persistência podemos sim vencer o Cancer, e nunca abaixar a cabeça.


Enquanto a mim, estou bem, jaja completando meus 6 meses pós TMO, e feliz da vida!

Beijitos, e qualquer coisa mandem email: Manuumaluquete@hotmail.com / Savanny.lopes@gmail.com


POSITIVIDADE E FÉ EM DEUS SEMPRE!

Nenhum comentário: